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Sistemas de Hidrojato para caminhões: Componentes Técnicos e Operação no Mercado Brasileiro

EQUIPAMENTO COMBINADO VÁCUO E HIDROJATO BASCULANTE

Caminhões com equipamentos combinados de hidrojato e vácuo são essenciais para desobstrução de redes de saneamento e águas pluviais no Brasil. Este artigo detalha os componentes técnicos, operação e padrões do setor, com foco em eficiência, manutenção e especificações de equipamentos para empresas e prefeituras.

Acionamento da Bomba de Hidrojato: Transmissão por Polias e Correias

  • Padrão Brasileiro: 90% dos sistemas utilizam acionamento via TDF (Tomada de Força) do caminhão com polias trapezoidais e correias sincronizadoras.
  • Vantagens:
    • Baixo custo de manutenção (correias e polias são peças de reposição acessíveis).
    • Robustez para operações contínuas em redes de 100 a 1200 mm.

Bombas de Hidrojato: Modelos e Aplicações

Modelo de exemploVazão (L/min)Pressão (bar)Aplicação Ideal
NLT 302036200Tubos Ø 75-150mm
ELS 150/130150130Tubos Ø 200–600 mm
DNX-110-45220190Tubos Ø400-1000mm
W 267/160267160Tubos Ø 600-1200mm
SL 263/160263160Tubos Ø 600–1200 mm
  • Tecnologia: Bombas triplex (3 pistões em aço inoxidável ou cerâmica), com parte mecânica em banho de óleo com lubrificação por salpicos, a vedação é feita por gaxetas com alta eficiência e durabilidade.

Componentes-Chave do Sistema de Hidrojato

a) Carretel Bandeira

  • Função: Armazenar em média 120 metros de mangueira de alta pressão, esta é por padrão nos diâmetros 3/4 ou 1″, a depender das especificações da bomba de hidrojato.
  • Características:
    • Montagem vertical na traseira do caminhão.
    • Operação com acionamento hidráulico ou manual (este sendo menos comum), o carretel bandeira traz praticidade e agilidade ao operador.

b) Carretel Auxiliar

  • Função: Armazenar em média 70 metros de mangueira de alta pressão, que como o nome sugere, serve para acomodar a mangueira com o menor diâmetro, auxiliando em desobstruções de tubulação de 75mm à 200mm. Normalmente acomodam mangueiras de 3/8″ ou 1/2″ de diâmetro.
  • Características:
    • Montagem vertical na lateral traseira do caminhão
    • Operação com acionamento feito manualmente, por ser mais leve de manusear dispensa o sistema hidráulico e otimiza o investimento.

c) Mangueira de Alta Pressão

  • Padrão de Mercado: Para o carretel bandeira normalmente utiliza-se a mangueira termoplástica, na cor laranja, com diâmetros de 3/4″ ou 1″.
  • Especificações:
    • Pressão de trabalho: 210–300 bar.
    • Conexão: Roscada NPT macho para acoplamento direto ao bico.

Dica Técnica: Inspeção diária evita rupturas (verifique inchaços e desgastes na capa).

d) Bico de Desobstrução “Bala”

O bico ou ponteira para desobstrução mais utilizado pelas empresas é o tipo “bala”, sendo muito versátil, por conta do seu design ele consegue atender à diversas situações com eficiência. Vale mencionar que embora ele seja o mais comum, não é o único modelo disponível.

  • Design:
    • 1 furo frontal (corte/avanço).
    • 4–5 furos traseiros com angulação de 35° (gera propulsão automática e arraste).
  • Materiais: Aço carbono (econômico) ou Aço Inox (alta durabilidade).
  • Princípio Físico: A angulação dos jatos traseiros cria força de reação que empurra a mangueira dentro da tubulação.

Sistema de Vácuo: Bombas de Anel Líquido

  • Modelos Dominantes:
    • Anel líquido: Operação com mangueira de 3″ (12-14m³/min).
    • Lóbulos: Suporta mangueira de 4″ (18-27m³/min).
  • Tanque reservatório de detritos: Capacidade de 4–20 m³ em aço carbono, geralmente instalados em caminhão chassi 4×2, 6×2 ou 8×2.

Operação Passo a Passo (Fluxo Eficiente)

  1. Preparação:
    • Posicionar caminhão próximo ao poço de visita (PV) ao qual será realizada a desobstrução.
    • Conectar mangueira de sucção do vácuo (3″ ou 4″) ao tanque e deixá-la apta a coletar os materiais oriundos da limpeza.
  2. Hidrojateamento:
    • Acionar bomba via TDF e inserir bico bala no PV montante.
    • Jatos frontais perfuram obstruções; jatos traseiros a 35° arrastam detritos para o vácuo.
  3. Carga e Descarga: Resíduos provenientes da limpeza serão armazenados no tanque e serão transportados para disposição final para o devido tratamento do material.

Manutenção Preventiva para Longevidade dos Equipamentos

ComponenteAção RecomendadaPeças de Reposição Comuns
TransmissãoVerificar tensão de correias semanalmente ou sempre que houver algum sinal de perda de traçãoCorreias trapezoidais
Mangueira TermoplásticaInspecionar capa e conexões NPT diáriasTerminais NPT, reparo de capa
Bico de desobstrução “Bala”Limpar furos após uso; trocar se desgastadoBicos de aço carbono
Bomba de VácuoRepor água de selagem; limpar filtrosPalhetas, selos para BAL, rolamentos

 Por Que Investir Neste Sistema?

  • Produtividade: Desobstrução e remoção de resíduos em uma única operação.
  • Custo-Benefício:
    • Bombas triplex de hidrojato: Alta vida útil (> 10.000 horas com manutenção).
    • Bicos Bala: Redução de 40% no esforço operacional (propulsão automática).
  • Conformidade: Atende normas de saneamento (ABNT NBR 12.209).

Conclusão Técnica

O desempenho de caminhões com equipamento combinado vácuo e hidrojato no Brasil depende da sinergia entre:

  1. Transmissão por polias (baixo custo operacional).
  2. Mangueiras termoplásticas (robustez comprovada).
  3. Bicos bala com 35° (eficiência hidrodinâmica).

    Para empresas de desentupimento e prefeituras, esse conjunto garante retorno rápido do investimento e operações sem interrupções.

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