Caminhões com equipamentos combinados de hidrojato e vácuo são essenciais para desobstrução de redes de saneamento e águas pluviais no Brasil. Este artigo detalha os componentes técnicos, operação e padrões do setor, com foco em eficiência, manutenção e especificações de equipamentos para empresas e prefeituras.
Acionamento da Bomba de Hidrojato: Transmissão por Polias e Correias
- Padrão Brasileiro: 90% dos sistemas utilizam acionamento via TDF (Tomada de Força) do caminhão com polias trapezoidais e correias sincronizadoras.
- Vantagens:
- Baixo custo de manutenção (correias e polias são peças de reposição acessíveis).
- Robustez para operações contínuas em redes de 100 a 1200 mm.
Bombas de Hidrojato: Modelos e Aplicações
Modelo de exemplo | Vazão (L/min) | Pressão (bar) | Aplicação Ideal |
---|---|---|---|
NLT 3020 | 36 | 200 | Tubos Ø 75-150mm |
ELS 150/130 | 150 | 130 | Tubos Ø 200–600 mm |
DNX-110-45 | 220 | 190 | Tubos Ø400-1000mm |
W 267/160 | 267 | 160 | Tubos Ø 600-1200mm |
SL 263/160 | 263 | 160 | Tubos Ø 600–1200 mm |
- Tecnologia: Bombas triplex (3 pistões em aço inoxidável ou cerâmica), com parte mecânica em banho de óleo com lubrificação por salpicos, a vedação é feita por gaxetas com alta eficiência e durabilidade.
Componentes-Chave do Sistema de Hidrojato
a) Carretel Bandeira
- Função: Armazenar em média 120 metros de mangueira de alta pressão, esta é por padrão nos diâmetros 3/4 ou 1″, a depender das especificações da bomba de hidrojato.
- Características:
- Montagem vertical na traseira do caminhão.
- Operação com acionamento hidráulico ou manual (este sendo menos comum), o carretel bandeira traz praticidade e agilidade ao operador.
b) Carretel Auxiliar
- Função: Armazenar em média 70 metros de mangueira de alta pressão, que como o nome sugere, serve para acomodar a mangueira com o menor diâmetro, auxiliando em desobstruções de tubulação de 75mm à 200mm. Normalmente acomodam mangueiras de 3/8″ ou 1/2″ de diâmetro.
- Características:
- Montagem vertical na lateral traseira do caminhão
- Operação com acionamento feito manualmente, por ser mais leve de manusear dispensa o sistema hidráulico e otimiza o investimento.
c) Mangueira de Alta Pressão
- Padrão de Mercado: Para o carretel bandeira normalmente utiliza-se a mangueira termoplástica, na cor laranja, com diâmetros de 3/4″ ou 1″.
- Especificações:
- Pressão de trabalho: 210–300 bar.
- Conexão: Roscada NPT macho para acoplamento direto ao bico.
Dica Técnica: Inspeção diária evita rupturas (verifique inchaços e desgastes na capa).
d) Bico de Desobstrução “Bala”

O bico ou ponteira para desobstrução mais utilizado pelas empresas é o tipo “bala”, sendo muito versátil, por conta do seu design ele consegue atender à diversas situações com eficiência. Vale mencionar que embora ele seja o mais comum, não é o único modelo disponível.
- Design:
- 1 furo frontal (corte/avanço).
- 4–5 furos traseiros com angulação de 35° (gera propulsão automática e arraste).
- Materiais: Aço carbono (econômico) ou Aço Inox (alta durabilidade).
- Princípio Físico: A angulação dos jatos traseiros cria força de reação que empurra a mangueira dentro da tubulação.
Sistema de Vácuo: Bombas de Anel Líquido
- Modelos Dominantes:
- Anel líquido: Operação com mangueira de 3″ (12-14m³/min).
- Lóbulos: Suporta mangueira de 4″ (18-27m³/min).
- Tanque reservatório de detritos: Capacidade de 4–20 m³ em aço carbono, geralmente instalados em caminhão chassi 4×2, 6×2 ou 8×2.
Operação Passo a Passo (Fluxo Eficiente)
- Preparação:
- Posicionar caminhão próximo ao poço de visita (PV) ao qual será realizada a desobstrução.
- Conectar mangueira de sucção do vácuo (3″ ou 4″) ao tanque e deixá-la apta a coletar os materiais oriundos da limpeza.
- Hidrojateamento:
- Acionar bomba via TDF e inserir bico bala no PV montante.
- Jatos frontais perfuram obstruções; jatos traseiros a 35° arrastam detritos para o vácuo.
- Carga e Descarga: Resíduos provenientes da limpeza serão armazenados no tanque e serão transportados para disposição final para o devido tratamento do material.
Manutenção Preventiva para Longevidade dos Equipamentos
Componente | Ação Recomendada | Peças de Reposição Comuns |
---|---|---|
Transmissão | Verificar tensão de correias semanalmente ou sempre que houver algum sinal de perda de tração | Correias trapezoidais |
Mangueira Termoplástica | Inspecionar capa e conexões NPT diárias | Terminais NPT, reparo de capa |
Bico de desobstrução “Bala” | Limpar furos após uso; trocar se desgastado | Bicos de aço carbono |
Bomba de Vácuo | Repor água de selagem; limpar filtros | Palhetas, selos para BAL, rolamentos |
Por Que Investir Neste Sistema?
- Produtividade: Desobstrução e remoção de resíduos em uma única operação.
- Custo-Benefício:
- Bombas triplex de hidrojato: Alta vida útil (> 10.000 horas com manutenção).
- Bicos Bala: Redução de 40% no esforço operacional (propulsão automática).
- Conformidade: Atende normas de saneamento (ABNT NBR 12.209).
Conclusão Técnica
O desempenho de caminhões com equipamento combinado vácuo e hidrojato no Brasil depende da sinergia entre:
- Transmissão por polias (baixo custo operacional).
- Mangueiras termoplásticas (robustez comprovada).
- Bicos bala com 35° (eficiência hidrodinâmica).
Para empresas de desentupimento e prefeituras, esse conjunto garante retorno rápido do investimento e operações sem interrupções.
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